Expresso 360 vence Prêmio Sebrae de Jornalismo em duas categorias

A etapa estadual registrou 139 trabalhos inscritos, batendo recorde de inscrições em relação ao ano anterior. Expresso ganhou 1º lugar em Fotojornalismo e 2º lugar na categoria Texto

19 de setembro de 2025 às 16:23

O Portal Expresso 360 conquistou duas colocações no Prêmio Sebrae de Jornalismo em Goiás. Os vencedores foram conhecidos na noite desta quinta-feira (18) e o Expresso ganhou o 1º lugar na categoria Fotojornalismo e 2º lugar na categoria Texto, que engloba sites e jornais impressos. A 12ª Edição do Prêmio teve como foco o empreendedorismo. A matéria vencedora (de foto e texto) pode ser conferida aqui: Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás (https://expresso360.com.br/elas-dominam-e-transformam-o-artesanato-em-goias). O texto é assinado por Catherine Moraes e Kamylla Rodrigues. A foto é de Michelly Matos.  



A premiação reconhece trabalhos que valorizam o empreendedorismo e o papel da comunicação na transformação de negócios e comunidades. A fotografia de Michelly Matos premiada em 1º lugar na categoria Fotojornalismo mostra uma mão segurando uma escultura, mostrando o trabalho das artesãs goianas. Este trabalho agora vai competir na etapa regional do prêmio, que antecede a nacional.

Foto vencedora

Já na categoria texto, Catherine Moraes e Kamylla Rodrigues foram destaque ao conquistarem o 2º lugar do prêmio. A matéria fala sobre o artesanato feminino em Goiás e a predominância das mulheres na atividade.



Sobre o prêmio  


O Prêmio bateu recorde de inscrições no estado, com 139 trabalhos submetidos, tendo um crescimento de 114% em relação à edição anterior. As produções destacaram temas que vão desde o fortalecimento de comunidades quilombolas até iniciativas de inclusão produtiva em regiões periféricas. Cada trabalho reforçou o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade mais empreendedora e resiliente. 

A premiação total da etapa estadual é de R$ 36 mil. Além do valor em dinheiro, os vencedores também recebem certificado e troféu do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Os primeiros colocados em cada categoria avançam para a etapa regional e, posteriormente, os vencedores regionais seguem para a disputa na etapa nacional. 

Lista de vencedores  

Categoria vídeo  
1º lugar: matéria “Empreendedorismo Social: modelo de negócio garante lucro de empresas e ajuda comunidades”, veiculada pela TV Anhanguera. Equipe: João Victor Guedes, Adriel Santos, Weidson Santos, Juliana Lopes, Diego Araújo e Thiago Mendonça. 

2º lugar: matéria “Empreendedorismo histórico e cultural fortalece identidade goiana”, veiculada na TV Record Goiás. Equipe: Kamylla Rodrigues, Patrícia Triers, Fausto Neto, Carlos Martins e Helder Vieira. 

3º lugar: matéria “Entre fronteiras: o empreendedorismo de imigrantes em Goiânia”, veiculada no Jornal Opção. Equipe: Gustavo Soares, Bárbara Noleto, Luan Monteiro, Giovana Campos, Guilherme Alves e Bonny Fonseca. 

Categoria Texto  
1º lugar: matéria “Profissão descartável: conheça as histórias dos catadores, empreendedores sem remuneração”, publicada no Jornal Opção pela jornalista Bárbara Ferreira. 

2º lugar: matéria “Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás”, publicada no veículo Expresso 360, de autoria das jornalistas Catherine Moraes Silva e Kamylla Rodrigues. 

3º lugar: matéria “Do Cerrado para o mundo: a força do empreendedorismo feminino que transforma resíduos em soluções sustentáveis”, publicada no Portal Folha Z, de autoria do jornalista Leandro de Castro Oliveira. 

Categoria áudio 
1º lugar: matéria “Com auxílio do Sebrae, tecnologia chega a pequenos produtores rurais de Goiás (parceria resulta no aumento da produção de alimentos e na redução da extrema pobreza no campo)”, veiculada na Rádio CBN Goiânia. Autoria de Nathália Lima e José Bonfim. 

2º lugar: matéria “Território Kalunga: do recomeço no coração do Cerrado ao estabelecimento do ecoturismo”, veiculada na Rádio Band News Goiânia. Autoria de Sabrina Vilela e a Rosane Kotoski. 

3º lugar: matéria “Sebrae Goiás acompanha movimento da Geração Z para impulsionar novas formas de empreender, conectando gerações”, veiculada na Rádio CBN Goiânia. Equipe: Andressa Vasconcelos, Daniela Versiane, Laylla Alves e Maísa Martins. 

Categoria Fotojornalismo  
1º lugar: equipe integrada por Michelly Matos, Kamylla Rodrigues e Catherine Moraes. A foto compõe a matéria “Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás”, publicada no veículo Expresso 360. 

2º lugar: Adriana Marinelli, na matéria “IA se torna aliada de pequenos empreendedores e alavanca negócios em Goiás”, publicada no Jornal A Redação. 

3º lugar: equipe integrada por Guilherme Cavalcante Alves e Bárbara Ferreira. A foto compõe a matéria “Profissão descartável: conheça as histórias dos catadores, empreendedores sem remuneração”, publicada no Jornal Opção. 

Categoria Jornalismo Universitário  
1º lugar: matéria “Café com afeto – O protagonismo feminino que aquece Goiânia”, veiculada pelo Observatório Jornalístico Universitário da Universidade Federal de Goiás. Equipe: Isadora Martins Otto, Andressa Moreira Bueno, Hayane Rafaela Bonfim, Isis Borges Figueira, Junia Gabriela Rodrigues, Mariana Brito Xavier e Sofia Souza Costa, sob orientação da docente Mariza Fernandes. 

2º lugar: matéria “Elas criam, cuidam e comandam: mulheres redefinem o empreendedorismo em Goiás, veiculado pela Agência Impressões, da PUC Goiás. Equipe: Kézia Pimentel de Oliveira, pela Emanuelle Mattos Souza e pela Gabriela Rezende de Almeida. As estudantes foram orientadas pela docente Gabriella Luccianni Moraes Souza Calaça. 

3º lugar: matéria “Quem disse que brechó não pode ser chique?”, veiculada pela Agência Impressões, da PUC Goiás. O trabalho foi desenvolvido pela Camila Nunes Ferreira, tendo como orientadora a docente Bernadete Coelho de Sousa.

Tags: , ,